Coletivo
Camerata de Cordas UFC
Descrição
Criado em 2016 pela Professora Dra. Liu Man Ying – Diretora artística e pedagógica, junto a professora Dra. Dora Utermohl de Queiroz – Coordenação.A Camerata UFC é o principal grupo de referência artística e pedagógica dos coletivos da Universidade federal do Ceará, o grupo é formado por alunos do curso de Música da Universidade Federal do Ceará (UFC) que estão em processo de profissionalização com alto rendimento artístico, integrando-se a outros músicos de notória trajetória profissional da região fortaleza, conta com uma intensa agenda de apresentações e ocupa um lugar de destaque nas atividades musicais de fortaleza, promove a democratização da música por meio de um repertório que dialoga com diferentes públicos e gerações com propostas de multilinguagens com artes visuais, tecnológicas, dança e outras propostas.
Diretora artística e pedagógica - Liu Man Ying
Liu Man Ying é professora de violino e viola da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizou sua graduação em Bacharelado em Instrumento Violino na Escola de Comunicações e Artes pela Universidade de São Paulo (2004), é Mestre em Musicologia pela ECA - USP (2007), Doutora em Música ECA - USP (2012) e atualmente realiza pesquisas de Pós-doutorado no Instituto de Artes da UNESP. Foi professora de violino da Universidade Livre de Música (ULM), Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, do Instituto Baccarelli e do Projeto Guri. Atuou como Diretora Educacional do Projeto Guri, coordenadora pedagógica do Projeto ACorda Toda da UNESP, coordenadora do Projeto Música na Comunidade da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos. Foi professora de música da Faculdade Paulista de Artes (FPA), professora de violino da Faculdade Santa Marcelina (FASM) e violinista da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Atualmente é professora adjunta de violino e viola do Instituto de Cultura e Artes da UFC.Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, trabalha com ensino coletivo de violino.
Coordenação - Dora Utermohl de Queiroz.
Dora Utermohl de Queiroz é professora de violoncelo no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde colabora intensamente com o programa de extensão Prática Instrumental Sinfônica, integrando a Orquestra Sinfônica da UFC Fortaleza e coordenando o projeto Grupo de Violoncelos da UFC, Oficinas de Violoncelo e co-coordenando a Camerata de Cordas UFC. Dora é mestre em música e bacharel em violoncelo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob a orientação do Prof. Dr. Fabio Soren Presgrave. Natural de Getúlio Vargas-RS, iniciou seus estudos de violoncelo na Orquestra de Concertos de Erechim-Rs. Além de ter participado de inúmeros festivais, participou como aluna ativa de masterclasses com os violoncelistas: Julian Steckel (ALE), Romain Garioud (FR), Martim Ostertag (ALE), Darrett Adkins (EUA), Mark Kosower (EUA), Ole Akahoshi (EUA), Alexander Baille (ALE), Geneviève Teulieres- Sommer (FRA), entre outros. Em 2007 conquistou o 2º lugar no Concurso Jovens Instrumentistas de Cordas Paulo Bosísio. Em 2012 ganhou bolsa de estudos do Santander Universidades para intercâmbio em 2013 na Universidade do Minho em Portugal sob a orientação do Prof.º Pavel Gomziakov. Em 2014 ganhou bolsa de estudos da APICE- Associação Amigos do Piano do Ceará e Assocition Cello au Sommet para participar do Festival Violoncelles en Folie em Briançon- FR. Foi artista residente no Festival Música nas Montanhas (Poços de Caldas), MIMO (Olinda) tocando juntamente com o grupo UFRN CELLOS, e do Festival Internacional de Música de Belém. Ministrou masterclasses e atuou como professora convidada nos seguintes cursos: II Violoncelos em Folia , Festival Eurochestries 2015, Nordeste 2016 e Festival Eleazar de Carvalho. Como solista atuou com a Orquestra de Câmara da UFRN e com a Banda Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará.
Maestro e professor - Nadilson Martins Gama,
Nadilson Martins Gama, natural de São Paulo, iniciou seus estudos de violino em 1978, aos 12 anos de idade. • Em 1984, através de concurso público, ingressa na Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, permanecendo na referida orquestra até o ano 2018, durante 34 anos, como violinista solista II (concertino) do naipe dos segundos violinos. • Com a referida orquestra apresentou-se sob a batuta dos maestros de Eleazar de Carvalho, Issac Karabtchevsky e Jonh Neschiling, e com artistas do cenário musical internacional como Luciano Pavarotti. Plácido Domingo, José Carreras e Nelson Freire. • Em 1989, convidado pelo maestro Norton Morozowicz, atua como concertino do naipe dos segundos violinos na Orquestra de Câmara de Blumenau até 1991. Com a OCBLU realiza sua primeira turnê europeia pela Alemanha, República Checa e Áustria. Na Áustria apresenta-se com a pianista especialista em Mozart, a austríaca Ingrid Habler, na Stiftung Mozarteum Großer Saal (Sala principal de concertos da sede internacional do Mozarteum), em Salzburg. • Em 1991, através de concurso público, ingressa na Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e em 1992 é convidado pelo Maestro Nelson Ayres, então diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica, a ocupar o cargo Violino Solista I (spalla) do naipe dos segundos violinos, permanecendo no cargo, durante 22 anos, até novembro de 2014. Com a Jazz Sinfônica apresentou-se com estrelas da MPB como Tom Jobim, Milton Nascimento e Leila Pinheiro, entre muitos outros. • Em 1992 é convidado para ser professor de violino da Universidade Livre de Música e permanece nesta instituição até o ano 1997. • Em 1994 ingressa no curso de Bacharel em violino da Faculdade Mozarteum e seis meses depois é convidado para ser professor de violino e viola da referida instituição, permanecendo no cargo até 1997 • Em 1997 obtém o título de Bacharel em violino e no mesmo ano, em parceria com o maestro João Carlos Martins e músicos de grande expressão do cenário musical paulistano, fundam a Bachiana Chamber Orquestra. Com a Bachiana apresentou-se no Carnegie Hall de Nova York em 2007 e no Lincoln Center Theater em 2008. • Em 2009, também no Carnegie Hall de Nova York, em, apresentou-se com o lendário pianista jazzista David Brubeck. • Em 2007 ingressa no curso Mestrado em Música da Universidade de São Paulo (USP) alcançando o título de MESTRADO EM VIOLA – ECA USP, pela Universidade de São Paulo (USP) • Em 2014 ́convidado pela produção da Radio e Televisão Cultura de São Paulo para atuar como arregimentador e spalla da Orquestra Preludio, permanecendo nos cargos até janeiro de 2022. • Em 2018 transfere-se para Fortaleza – CE onde atua como professor de violino e viola no Projeto Pedagógico Tapera das Artes, em Aquiraz – CE, e é spalla da Orquestra Contemporânea Brasileira, até o presente momento.
Gestor e produtor cultural - Jônatas Rodrigues Reis
Mestrando em Educação na Universidade Federal do Ceará, Especialização em Gestão Cultural pela Universidade Vale do Acaraú, Pós graduado em Gestão/Coordenação Pedagógica, Licenciatura e Bacharelado em música pela Universidade Mozarteum de São Paulo.
Atua como violista no Quarteto de Corda da ESPMF – Escola Pública de Música de Fortaleza / Vila das Artes e da Ceará Nova Emsemble. Atua como professor de violino e viola na Escola Pública de Música de Fortaleza, Academia Orquestral do Pecém e Casa de Vovó Dedé.
Iniciou os estudos musica aos 18 anos no Centro de Formação de Instrumentistas do SESI em Fortaleza – CE com o professor Vasquen Fermanian, aos 21 anos opta pela viola e em 2005 é aprovado no conservatório de Tatuí – SP, para a classe do Professor Alexandre Razera. Em 2007 ingressa no Instituto Baccarelli – SP e integra a Orquestra Sinfônica Heliópolis e a classe do Professor Renato Bandel. Com a Sinfônica Heliópolis sai em turnê pela Europa, apresentando-se em importantes salas de concertos em Dresdem, Munique, Frankfurt, Londres, Amstedan e por último em Bonn no Festival Beethoven (cidade natal de Beethoven) com a gravação da Bachianas Brasileiras Nº 4 de Villa Lobos e o Concerto de Tchaikovski com o renomado solista Shlomo mintz.
Atuou como chefe do naipe das violas na Sinfônica Heliopolis por sete anos, onde teve a oportunidade de trabalhar com importantes Maestrros, dentre eles: Zubin Metha, Roberto Tibiriça, Isaac karabtchevsky, Roberto Minckuk e João Carlos Martins. Em sua formação instrumental participou dos Festivais de Attergau- Atterse _ Austria, Campos do Jordão/SP, Música nas Montanhas – Poços de Caldas/MG, Juiz de Fora /MG, assim como de Master class, com Thais Coelho (Filarmônica de Munique_Alemanha), Ulrich Eichenauer (Waldsteins Quartet_Espanha), Pascoal Arnaud (Sinfônica Euskadi _ Espanha), Grzgorz Kotow (Quarteto Szymanowski _ Russia) Wilfried Strehle, (Filarmônica de Berlim), Hartmut Rohde (Universidade Karajan) e Lmiriam Beazley Hartman (Filarmônica de Israel).
Vídeos
-
Camerata de Cordas da UFC - Não falamos do Bruno (tema do filme Encanto)
-
Sanpo - Filme Meu Amigo Totoro
-
Inochi no Kioki - Filme O Conto da Princesa Kaguya
-
Camerata de Cordas UFC - Dos Oruguitas (tema do filme Encanto)
-
Camerata de Corda da UFC - Parte do seu mundo (tema do filme A Pequena Sereia)
-
A Sexta Estação - Filme Viagem de Chihiro
-
Camerata de Cordas da UFC - Concerto em B Menor para Quatro Violinos de A. Vivaldi
-
Camerata de Cordas UFC - 1 de agosto de 2017
-
Camerata de Cordas UFC - Ária da 4° corda, J. S. Bach
-
Camerata de Cordas UFC - Alegro, Joseph Fiocco
Galeria














