Funções

Descrição curta

Tocantina há 10 anos no Ceará. Brincante, caminhante, cantante, fotógrafa, videomaker, comunicadora digital, produtora cultural, realizadora audiovisual, educadora e aprendiz.

Dados Pessoais

Endereço: Vila Royal 04, Benfica, Fortaleza, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 60020-260

Logradouro: Vila Royal

Número: 04

Complemento: Casa 4

Bairro: Benfica

Descrição

Tocantina no Ceará há 10 anos, transito das imagens aos sons, das palavras às tradições, entre a cultura popular e as encruzilhadas da cidade. Por entre vivências que atravessam o teatro, a música, o audiovisual, a cultura popular e a cultura digital, encontro no coro do tambor e no olhar atento formas de expressar os caminhos que me compõem. Na música, integro o Coco da Dona Geralda cantando a força, a luta e a mandinga dos povos de terreiro, dos povos originários, dos povos do sertão e do povo das encruzas, levando no som do pandeiro e nos versos da embolada a força da ancestralidade e a magia das encantarias. Como coletivo, produzi a Pisada da Jurema, encontro de Cocos de Terreiro do Nordeste, com apoio do CCBNB e da produtora Caldeirão das Artes, e estivemos também em circulações que já saudaram o chão dos estados do Maranhão, do Pernambuco, da Paraíba e, atravessando fronteiras e povos, estivemos também no Equador, através da turnê Sustenta a Pisada, viabilizada pela primeira edição do Programa Ceará Criativo, da SecultCE. Ainda com o grupo, produzi o videoclipe Catimbó, onde atuo como roteirista, produtora, fotógrafa still e integrante da equipe de captação.
No audiovisual também atuo como fotógrafa documental, registrando eventos, atos e o cotidiano dos movimentos de resistência pelos quais transito e integro, com enfoque nas culturas tradicionais, nos povos originários e nos povos de terreiro. Atuo ainda como roteirista, videomaker e editora, assim como comunicadora digital, já tendo composto equipes de projetos de formação diversos na capital e região metropolitana, como Maã Maku, formação em cinema do Povo Tapeba, TJA Teatro Escola e Brotar Cinema com o Povo Anacé. Como educadora, integro também o núcleo de coordenação da escola Brotar Cinema com o Povo Anacé e do Laboratório de Projetos Soure, no município de Caucaia, fomentando a formação em audiovisual que alia a oralidade à tecnica, fazendo cinema de pé no chão e ouvido na mata.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem